terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Neopaganismo vira tema de documentário

"A Teia Pagã" é um projeto que visa retratar, em um documentário audiovisual, as manifestações neopagãs piauienses e a relação que as mesmas estabelecem com os veículos midiáticos, em especial com a internet. O documentário começou a ser gravado em janeiro de 2011 e sua conclusão está prevista para Junho deste ano.

A partir do momento em que a internet passa a ser um veículo midiático de fundamental importância para o intercâmbio e a difusão do paganismo no Piauí, essa peculiar relação merece ser discutida.
Através de uma pesquisa de campo qualitativa que resultará em um documentário, serão abordados os usos e a importância das ferramentas virtuais para o grupo estudado. Para fornecer uma visão mais ampla a respeito desse fenômeno no Piauí, estão sendo realizadas entrevistas com membros do movimento pagão em municípios ao norte e ao sul do Estado, nas cidades de Teresina, Floriano, Paulistana, Piracuruca e Parnaíba, onde serão coletados depoimentos que revelem as formas de uso da internet como mecanismo de intercâmbio e difusão pagã, além de espaço de socialização do próprio grupo.
Essa pesquisa se propõe a mostrar as relações entre os pagãos locais e a mídia virtual, com o registro dos depoimentos em vídeo, para que se possa analisar e compreender o processo de manutenção da religiosidade pagã no Piauí, possibilitado pela internet.




A importância do Tema:
A pesquisa será uma oportunidade de entender melhor os motivos que apontam a internet como ferramenta midiática fundamental para a manutenção e interação entre os membros da manifestação estudada. O tema paganismo e sua relação com a internet já serviu como objeto de estudo para diversas pesquisas acadêmicas, o que, de certa forma, revela a importância dessa discussão pela comunidade acadêmica, em especial pelos estudiosos de comunicação, que devem estar atentos as relações entre mídia e os papéis que muitas vezes essas mídias tem dentro de um grupo.
Uma análise mais detalhada, que envolve o estudo do uso da internet pelos pagãos dentro do contexto piauiense, fornece a este trabalho um caráter de ineditismo. Para os casos particulares de membros do movimento, o estudo possui importância a partir do momento em que se propõe a clarificar o paganismo no Estado, dando uma oportunidade de registro jornalistico a própria manifestação dentro do contexto religioso local.

Veja mais novidades sobre esta produção, acesse e torne-se um seguidor do blog oficial:
http://ateia-doc.blogspot.com/

Texto de Rafael Nolêto

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...