sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Esclarecendo questionamentos

Bem, primeiramente eu queria agradecer as mensagens de parabenização pelo blog. O blog vem crescendo cada dia mais e são vocês que fazem isso, então eu agradeço a vocês por fazerem isso.

Alguns leitores mandaram uns questionamentos por cometários no blog ou mesmo no Mural de Recados. O primeiro é de um leitor chamado Luminis sobre a postagem feita do lançamento da revista Bruxaria e Outros Bichos:

"Olá! Seu blog realmente é ótimo. gostei muito dele!! Também adorei o lançamento da"Bruxaria & Outros Bichos" mas como posso fazer o download da revista?
Adoraria que você me respondesse..."

Eu falei com uma autora do fanzine, Lix, e ela me informou que os textos do mesmo ainda estão em processo de registro legal, mas a distribuição do fanzine será feita a partir do próximo mês.
A revista, por enquanto, não será on-line, mas sim impressa.
Assim que todo o processo de registro e distribuição da primeira versão estiver pronto, os acertos sobre como obter o fanzine será publicado aqui no blog.


O próximo questionamento é do Kaio, que foi feito através do Mural de Recados do blog. Lembrando que ao escreverem lá, direcionem a que blog estão falando, pois a mensagem digitada em um aparece em todos os outros blogs do Portal O Bruxo, então não é possível identificar a quem é direcionado.

A curiosidade dele é sobre uma antigo costume:

"Qual siginificado de colocar nomes em forma de cruz no pé de defunto? Trabalho em um hospital e aconteceu misteriosamente um caso parecido".

Kaio, esse caso simplesmente pode ter sido apenas porque a pessoa resolveu fazer aquilo, não tem como ter certeza das reais razões desse caso.

Porém, o costume de escever nomes nos mortos em formas de símbolos é bastante antigo. Tal costume, bastante comum na Mesopotâmia, era mais visto como uma forma de selar o corpo da pessoa que falecera, assim impedindo que o mesmo, por algum motivo, pudesse ficar assombrando em nosso mundo. Esses nomes poderiam ser um simples encantamento feito na forma de um símbolo próprio para o "selamento de portas".

Tal costume também foi usado em determinadas épocas por padres da Igreja Católica em rituais de exorcismo mal procedidos, em que a pessoa acabara morendo. Os nomes 'LIBERUM CORPUS' (Corpo Livre) era colocado em forma de cruz em alguma parte do corpo da pessoa. Nesse caso, o 'Corpo Livre' seria em referência o corpo livre da possessão.

1 comentários:

Luminis disse...

Olá! obrigado pelo esclarecimento... Vou esperar ansioso o lançamento da revista! Sempre faço download do "jornal o bruxo" também. Adorei a explicação sobre os nomes em forma de símbolos, afinal, é bom sempre aprender algo novo não é... rsrs
Bom, espero que o seu blog continue indo bem!!
Muita luz para todos!!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...