quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mulheres escolhem amantes em concurso de beleza no Saara

A fertilidade trazida pela chuva no deserto do Saara é comemorada com um concurso de beleza incomum, em que homens pintam o rosto e usam roupas especiais para impressionar juízas mulheres. Os participantes do concurso são do povo Wodaabe, do Níger, e eles são julgados de acordo com parâmetros vistos em muitas competições do tipo: altura, forma física, simetria facial e bons dentes. Os homens pintam os rostos e dançam por horas tentando impressionar as juízas, que podem escolher amantes entre os competidores.




Participantes do concurso são do povo Wodaabe, do Níger, e são julgados por altura, forma física, simetria facial e bons dentes

O ritual, chamado Gerewol, foi filmado pelo programa Human Planet (Planeta Humano) da BBC e tem várias simbologias, segundo a antropóloga dinamarquesa Mette Bovin, que trabalha com os Wodaabe desde os anos 70. O vermelho, que cobre o rosto dos participantes, é associado a sangue e violência e por isso só é usado em ocasiões especiais. O amarelo, usado por alguns dançarinos para criar detalhes no rosto, é a cor da mágica e da transformação. O preto usado nos lábios e nos olhos é escolhido por ser o oposto do branco, que representa a morte. O 'batom' é feito com ossos queimados de uma espécie de garça, associada pelos Wodaabe à expressividade.

"Ter charme --ou seja, expressividade e carisma-- é algo muito valorizado em um jovem rapaz", diz Bovin.

AMANTES

Ao fim da apresentação, cada juíza escolhe seu vencedor e pode decidir tê-lo como amante, mesmo que ambos já tenham parceiros. Os vencedores são lembrados por anos após o concurso.

"Você dança o Gerewol para ganhar uma amante, mesmo que isso signifique roubar a esposa de alguém", diz Djao, que conheceu a segundo mulher, Tembe, em um concurso anterior.

"Você pode casar com ela ou ter um romance com ela."

Segundo a diretora do programa da BBC, Tuppence Stone, não há nenhum estigma ligado ao fato de que as pessoas quebram os votos do casamento temporariamente ou permanentemente durante o Gerewol.

"Os primeiros votos maritais na cultura Wodaabe são feitos quando o noivo e a noiva são muito jovens, então o Gerewol é uma chance para o amor", diz ela.

Os Wodaabe não são polígamos, então para casar com um novo parceiro é preciso deixar o anterior. Períodos de seca, conflitos e a recente insurgência da Al Qaeda no Norte da África significa que essa antiga tradição é raramente praticada. Os clãs filmados pela BBC vivem em pequenos grupos nômades na fronteira entre o Chade e o Níger. Este foi o primeiro Gerewol para este grupos após seis anos de seca. Apenas quando há água suficiente para centenas de pessoas no mesmo lugar, clãs Wodaabe isolados se reúnem.

[Fonte: BBC Brasil]

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...