segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Paganismo e Natureza


A Natureza foi a primeira forma de divinação do mundo. Desde os primórdios das primeiras formas de vida no mundo, se tem vestígios de imagens e objetos que representavam alguns elementos da natureza, em que eram cultuados por serem associados ao divino, como o trovão, o raio, o sol, as montanhas, árvores, entre outros. Até hoje isso pode ser notado em tribos africanas, nos pigmeus da Austrália e povos indígenas. Essa forma de divinação foi crescendo e ganhando ritos, simbologias mais avançadas, diversas culturas, todos focados nessa forma.

Muito dessa forma pode ser encontrada na mitologia romana com os mitos de Gaia, mãe Terra, além da simbologia através de Pã, Diana, entre outros. No Druidismo, essa ligação faz parte de seu cotidiano, com as pessoas buscando sua natureza interna e externa. A partir de sua íntima compreensão da natureza, os druidas desenvolveram uma série de festivais, através dos quais eles compreendiam e explicavam as transformações da natureza, tanto no mundo exterior e interior de cada ser humano. Além disto, estes festivais tinham um significado muito profundo, onde sua celebração correta é um processo verdadeiramente transformador e iniciático individual.

Além destas há diversas formas de celebração e resgate a natureza, em que essa principal forma se encontra nas crenças pagãs.

O Paganismo é um conjunto de crenças que se baseia basicamente no culto e divinação a natureza, ela sendo vista como a forma divina de veneração. Todos os seus elementos, desde uma folha até um simples grão de areia são sagrados, por que são formas da manifestação física dos Deuses.

Então, sobre o ponto de vista holístico-pagão, a biodiversidade é toda a manifestação dos deuses, compreendendo que tudo no mundo possui vida, até mesmo uma simples pedra.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...