quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Noite de luz contra o Halloween

No último dia 31 de outubro, uma proposta do vaticano intitulada de "Night of Light", noite de luz, foi feita por católicos da Grã-Bretanha, em uma tentativa de manifesto contra a popular festa de Halloween. Tal festa tem raízes pagãs bem fundamentadas, visto que esta era a antiga data da celebração de Samhain, comemorado pelos povos celtas. Até hoje a celebração é realizada pelos pagãos seguidores da Roda Norte de todo o mundo. A festa de bruxinhas e mostrinhos causa a repúdia do Vaticano durante anos, já que segundo eles "insulta o verdadeiro significado da data".

Numa tentativa de contrapor as tradições pagãs e persuadir novos integrantes, a igreja católica medieval fundou no dia anterior, 01 de novembro, início do ano novo pagão pelos celtas, como o dia de Todos os Santos, data transferida por um dos antigos papas. Segundo eles, essa é uma data de reverência aos santos da igreja e de glorificação e não uma festa em que "demônios perâmbulam de porta em porta pedindo doces ou pregando travessuras".

A iniciativa, divulgada também pelo jornal do Vaticano, «L’Osservatore Romano», convidou os cristãos da Grã-Bretanha a acender uma vela junto às janelas das suas casas na noite de 31 de Outubro.

Mesmo tendo usado a grande celebração ao seu favor, a igreja ainda não se conforma com a popularização da festa com temas pagãos, já que as fantasias usadas pelas crianças são uma representação a as máscaras usadas pelos antigos povos como um modo de espantar os mals espíritos. A troca de doces feita hoje em dia também é uma representação as comidas deixadas aos ancestrais mortos, além das velas e lanternas feitas nesse dia para iluminar o caminho dos espíritos, quando estes cruzavam nosso mundo.

Apesar de tudo a proposta não fez grande sucesso no país, prevalecendo a cultura da grande festa. se depender das pessoas, o Halloween só se tornará mais popular nos próximos anos, é a terceira festa de maior animação depois do Natal e Páscoa.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...