quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ali Sibat é inocentado

Retirado e traduzido do blog The Wild Hunt

Palavras vêm dos cidadãos libaneses, Ali SIBAT não será executado na Arábia Saudita pelo crime de feitiçaria. SIBAT, que foi apreendido pela polícia religiosa da Arábia Saudita, em 2008, quando retornavam da cidade sagrada de Meca, foi acusado de feitiçaria e condenadas à morte por fazer previsões sobre o futuro num programa de televisão no Líbano.

"May de al-Khansa disse à Associated Press que o embaixador saudita em Beirute, informou o ministro da Justiça libanesa que a execução de Ali SIBAT não teria lugar. "Ele me confirmou que não haverá execução", disse al-Khansa sobre sua conversa com Ibrahim Najjar, ministra da Justiça do Líbano. Ela se recusou a entrar em detalhes, mas disse que "as questões estão indo na direção certa. Temos fé no sistema judicial da Arábia Saudita ", acrescentou, observando que as ações SIBAT não é considerada crime no Líbano."

Este desenvolvimento surgiu após à atenção da mídia internacional para o caso de SIBAT, estimulada em parte pelas campanhas da organização Human Rights Watch (Direitos Humanos) e Anistia Internacional. Mas o que pode ter salvado a vida de SIBAT eram as negociações entre os governos saudita e libanês, impulsionada pela indignação no Líbano, sobre a situação.

"No Líbano, eles se uniram a Sabat, exortando os políticos a tomar uma posição mais forte. Na quinta-feira, os manifestantes se reuniram diante da embaixada saudita em Beirute, onde eles encenavam uma decapitação para protestar contra a sentença de Sabat. “[Arábia Saudita] vir ao nosso país e, literalmente, fazer o que quiser, pensando que o Líbano é deles [obrigado] aos nossos queridos políticos!”; um comentarista escreveu em um fórum político popular on-line. “Que tipo de país é o Líbano.... Eles não podem intervir para pôr um fim nessa injustiça?”.

A Ministra da Justiça Libanesa, Ibrahim Najjar disse Agence France-Presse que as autoridades sauditas pediram para reconsiderar a severidade da sentença, acrescentando que a mesma convicção no Líbano é um delito punível com poucos meses de prisão.

O que acontecerá depois é um mistério, mas para o momento, podemos ter algum consolo no fato de que SIBAT foi poupado da pena de morte, e espero que isso signifique que logo ele estará reunido com sua esposa e família.

- Douglas Phoenix -

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...