segunda-feira, 19 de abril de 2010

Espiritualidade Indígena

A espiritualidade indígena está intrinsicamente ligada à terra, à cultura e às tradições. No entanto, essa ligação terra/espiritulidade não depende obrigatoriamente de uma relação de poder individual ou comunal associado à posse da terra, num sentido meramente capitalista e arrogante. O sentido terra associado à espiritualidade é um sentido muito mais transcedental do que material, vai muito mais além do que o sentido de "ter" e sim, de "pertencer a um conjunto de princípios", de "relacionar-se", de "envolver-se", de "comungar-se no diálogo" entre Ser Humano e o Diamante Interno.Veja detalhes sobre "Diamante Interno" no site www.elianepotiguara.org.br (textos) e já publicado em vários sites, inclusive no Adital e no Alto das Estrelas.

Ora, Povos indígenas possuem suas terras originais ou já possuíram. Alguns povos fazem o caminho de volta para resgatar suas imemoriais terras ancestrais,depois de um período de violência. Nas terras indígenas, os umbigos estão enterrados; os cemitérios sagrados encontram-se ali, e todo o referencial de uma cultura e tradições. Mas não podemos colocar um muro de conceitos materialistas, objetivando a posse da terra associada à espiritualidade e vice-versa.Mesmo porque cada povo indígena tem sua visão espiritual, sua cosmologia, sua origem de vida.Ter a terra e saber respeitá-la, é o último princípio do estar e do ser na terra.É uma bênção, é uma qualidade de vida, é estar feliz consigo e seu povo, é estar em completo estado de paz interior.É o diamante interno. Por isso povos indígenas cultuam e cultivam-na de forma tão essencial e os predadores prejudicam a relação povo indígena e terra, povo indígena e identidade, povo indígena e vida!

O importante é entender que a relação terra e espiritualidade está muito mais além do que um simples passar pela Terra ou pela terra cultivar ou por ela dançar.O sentimento terra e espiritualidade indígenas é transcendental, é visionário, é onírico, é quase sinônimo de Mãe, de Mulher, de Ventre, origem de vida, origem "da" vida.

Texto: ELIANE POTIGUARA

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...