segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Significados e origens místicas da sexta-feira 13

Texto postado no blog Além do Físico

A próxima sexta-feira caíra num dia 13, por isso decidi escrever esse artigo, reunindo algumas relações desse dia com a temática desse blog. No entanto, a maior parte das superstições desse dia tem origem cristã, que não vem ao caso, e portanto vou omití-las.


Existem duas versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.


Numerologicamente, este dia está associado à evolução do ser, sendo um dos dias mais poderosos pois o número 13 somado é igual a 4, e este representa os quatro elementos: àgua, terra, fogo e ar.

No Tarô, o Arcano 13 é a Morte, com o seguinte significado:
Esse arcano fala de mudanças profundas, tanto internas quanto externas. Mostra que não mais podemos continuar com os mesmos pensamentos ou atitudes.
Simboliza a poda dos galhos que estão morrendo para que galhos novos surjam no lugar. É a destruição com a função de construção. Muito raramente esse arcano se refere à morte física, embora seu significado indique uma nova vida, simbolizada por uma mudança de atitude ou ponto de vista. No entanto, esse processo quase nunca é fácil e indolor. A simples aparição dessa lâmina mostra que temos estrutura para agüentar as perdas.

Concluindo, tem-se que sexta-feira 13 é um dia regido por energias transformadoras. A próxima sexta em questão será de lua nova (na verdade, fino crescente vespertino) na casa astrológica de Virgem - cujo momento mágico é propício para:

Está é uma lua extremamente propícia para quem pretende realizar os encantamentos que envolvam trabalho, saúde e estudos. Lua também muito propícia para rituais de cura das doenças ligadas aos intestinos e sistema nervosos. As velas utilizadas devem ser de cor azul escura, tendo no mercúrio seu metal totem.
Estes aspectos serão trabalhados com energias crescentes, mas ainda fracas, portanto, reforce a magia quando a lua estiver definitivamente crescente.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...