quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Introdução ao Asatrú

Texto de Fabiano Isilrar, representante asatrú de Pernambuco

Bem, em resumo o asatru, e a recriação da antiga região dos povos do norte da europa(escandinavos). É uma religião politeísta, que tem três principais castas de divindades:
Os aesires os deuses guerreiros
Os vanires os deuses de fertilidade e riquezas
Os gigantes, que são responsáveis pelo caos ( em outras palavras)
O "universo" de nossa crença, se chama Yggdrassil, que é composto por 9 mundos, que se chamam respectivamente:
Æsgardhr, Muspelheim, Vanaheim, Midgardhr (nosso reino terrestre), Svartelfheim, Lightelfheim, Jotunheim, Hel e Niffleheim são os Nove mundos de nossa crença. Estes são reinos dos Deuses, humanos, elfos da luz, elfos da escuridão, anões, gigantes e outros.
Os nove mundos são conectados pelos galhos, raízes, membros e tronco da árvore Yggdrassil. Tendo alguns casos especiais, pontes. Como no caso a ponte Bifrost(Ponte do Arco-íris), que liga Asgard ao nosso mundo (Midgard)

Imagem representando Yggdrassil:
http://img535.imageshack.us/img535/2853/yggdrassil.jpg

Vale lembrar também, que o asatru é uma crença riquíssima, que tem como ponto forte principalmente, os laços familiares. Porém também possui outras várias coisas mais, como lendas, e histórias e explicações únicas para cada uma de nossas divindades. Vale lembrar também do uso das runas. Importante componente do asatru, usada de muitas formas (magia rúnica).

As 9 nobre virtudes

As 9 nobres virtudes, são:

Coragem, Verdade, Honra, Fidelidade, Disciplina, Hospitalidade, Laboriosidade, Independência e Perseverança.

Elas são a base simples do novo asafolk, e importante parte da vida dos mais antigos. São formas de vida que devemos seguir, afim de nos tornarmos melhores como pessoas. e mostrar que mesmo no mundo atual onde tudo diz que é preciso"puxar o tapete" do outro para subir na vida, esses valores junto com o "Havamal" nos ajudam a se precaver contra essas atitudes, e nos ajudam a evitar que as façamos.

Coragem: A virtude necessária para o auto-conhecimento de seus limites, o forçando-o a amplia-lo a um nível nunca imaginado pelo ser anteriormente. Sem a coragem, não pode existir Honra e a Verdade. Lembrem-se coragem com sabedoria. E não coragem apenas por dizer que possui. As vezes é necessário coragem suficiente para assumir um erro ou recuar em alguma decisão. Isso é coragem.

"Os corajosos e atrevidos tem as melhores vidas,
São raramente assediados por preocupação,
Mas a gentalha vê sujeira em toda parte
E o miserável definha por presentes." Havamal - Verso 48"

Verdade: A verdade é tida como a virtude que origina a justiça, a Honestidade e Honra. Lembro também que o conceito de céu e inferno não existe em nossa crença, porém não pense que por esse fator você não precisa seguir essa virtude.
Afinal um asafolk, procura seguir tal virtude não para ganhar "pontos" ou agradar os deuses. E sim para obter respeito e merecimento pelas pessoas a sua volta, além de melhorar seu padrão e modo de vida.

"Para um falso amigo a trilha enrola
Apesar de sua casa ficar na estrada.
Para um garantido amigo ha um atalho,
Apesar dele vir de um longo caminho." havamal - Verso 34 "

Honra: Essa frase do código bushido dos antigos samurais resume muito bem essa virtude:

"Honra não é Orgulho. É Consciência do que se Tem."

Lembrem, de não confundirem também com arrogância. Uma pessoa honrada jamais se acha superior as outras. Lembrem que na comunidade asafolk, todos são importantes e tem uma tarefa. Algo que vc sabe, outra pessoa não pode saber e vice-versa. Sempre uma troca de aprendizados.
E para finalizar essa virtude, lembro também que Honra é também visto como um requerimento para Honestidade. Afinal, pessoas sem honra geralmente são pessoas mentirosas, e que não sabem "jogar limpo" quando precisam fazer algo.

"Um todo temperamental, homem infeliz
Ridiculariza tudo que ele ouve,
Se diverte as custas dos outros, recusando sempre
A ver as faltas em si próprio" Havamal-verso 22"

Fidelidade: Uma virtude interessante e que muitos pensarão logo em "relacionamento".
Porém aqui informo, que o conceito nesse aspecto, não era problema nos tempos antigos, e fidelidade entre parceiros não era obrigado.
Todavia, os tempos mudam, e isso é algo que hoje em dia é necessário. Se não é fiel a seu parceiro, logo você não o ama ou apenas pensa que ama.A virtude Honra para evitar uma situação contrária obviamente é requerida.
Lembrem de utilizar as virtudes da coragem, verdade, honra e disciplina, que vocês estarão sendo fiel a alguma causa.
A fidelidade também pode ser encontrada no auto-sacrifício, como por exemplo um pai que se faz de escuro para proteger seus filhos ou esposa, além de fidelidade a um ideal, povo, crença, com grupo de amigos, família e etc.

"O jovem abeto que cai e apodrece
Sem Ter agulhas nem casca,
Assim é o fado do homem sem amigos:
Porque teria ele de viver longamente?" Havamal - Verso 50"

Disciplina (Ou Justiça): Ao falar dessa virtude, não se referimos apenas a alguém sendo punido por um crime ou algo do tipo.
A existência de tudo, se originou da disciplina entre a "ordem e o caos", que em medidas sempre perfeitas, corrigem os exceços de ambos. Com ordem demais, a devida situação para, fica estagnada. Porém com caos demais, não se teria nada concreto nunca, não dando tempo para a evolução.

A justiça, nos modos mais simples, não se presume apenas a culpar os errados, como também parabenizar e recompensar os certos. que infelizmente é algo relativamente difícil nos tempos de hoje, onde o "fair-play" não existe, e a mentira, falças promessas e acordos (caos), são maioria nessa época.
A Virtude da Justiça e formada pêlos princípios de Verdade e Amor. A realização da Verdade, temperada pelo Amor.

"O gado morre, os kindreds morrem,
Todo homem é mortal:
Mas o bom nome nunca morre
De alguém cujas obras foram bem feitas" Havamal - Verse 76"

Hospitalidade: Nada melhor para começar a falar sobre esta Virtude do que um Trecho do Havamal, as Palavras do Altíssimo:

"Fogo é preciso para o recém - chegado, para aqueles joelhos que estão congelados até as juntas; Comida e roupas limpas um homem que cruzou as colinas necessita." Assim, Você estará praticando Verdade, Coragem, fidelidade (pois você convidou, senão ele(a) não seria seu hospede), Justiça (igualmente, porque você o convidou e ele(a) cruzou colinas para te ver.) Mas Hospitalidade não é apenas Compaixão. Existem certas regras de hospitalidade as quais devem ser seguidas. O Havamal trata muito bem disso. Trata inclusive sobre como agir quando sob um eventual abuso de hospitalidade.

"Um hospede deve ser cortes
Quando ele vier a mesa
E sentar em previdente silêncio,
Seus ouvidos atentos,seus olhos alerta:
Assim ele protege a si próprio," Havamal-Verso 7 "

Laboriosidade: Esta em si já gera as duas próximas Virtudes. Trabalhar com Labor significa produzir. O oposto desta Virtude justamente com a próxima seria o Parasitismo que é viver as custas dos outros, sem ao menos tentar colaborar com algo.
Você trabalhar duro para ganhar o seu pão e poder assim, usufruir dele e dos seus frutos. Para tanto é necessário Coragem, Perseverança e Sabedoria, pois com tantos aproveitadores neste mundo, a Sabedoria é necessária para se atingir a prosperidade.


"É melhor Ter uma cabana pequena,
E ser o mestre em seu próprio lar:
Um bode e uma cabra e um teto encordoado
Ainda serão melhores do que ser um pedinte." Havamal - Verse 36 "

Independência(Auto-confiança): A base dessa virtudade é a liberdade. Liberdade de forma honrada.
Se vc se trata como alguém independênte, entretanto vive as custas de alguém para mante-la e nem se quer tenta ajudar, vc não está cumprindo está virtude.
Ser independênte é também assumir, quando algum erro foi seu e exclusivamente seu(da mesma maneira que os acertos se preciso comentar). Afinal vivemos em uma época que temos como religião dominante o "cristianismo" que trata os erros e acertos das pessoas a um ser chamado Lúcifer (de ruim) e Deus (de coisas boas), sem em nenhum momento pensarem que algo teve como origem elas mesmas.
Nós asafolks, valorizamos uma independência sem intrometimento ou seja, uma Democracia Anárquica. Se você não se mete na vida alheia, ninguém tem o direito de fazer o mesmo.

"É melhor Ter uma cabana pequena,
E ser o mestre em seu próprio lar:
Seu coração sangra no pedinte que precisa
Pedir por cada refeição para se alimentar." Havamal - Verse 37 "

Perseverança(Paciência): E como última virtude rsrs, a perseverança ou paciência, que é tão necessário, nessa época que estamos acostumados a querer tudo na hora.
Ser perseverante, é vc encarar um desafio, sonho, superar obstáculos sem desanimar ou desistir. É lutar sabendo que ao fim, por piores que sejam os problemas, se você tiver essa virtude em você, será vencedor.
Usar essa virtude, é saber que cada passo dado em direção de algo que deseja é importante, porém, lembre principalmente do primeiro passo. Graças a ele os demais foram permitidos de acontecer e consequentemente seu objetivo final.

Como exemplo, nada melhor que a perseverança de Lorde Wotan, para conseguir as runas:

"Creio que me pendurei na árvore batida pelos ventos
e lá me balancei durante nove dias e nove noites,
acutilado por uma espada
ensangüentada em louvor de Odin,
numa oferta de mim para mim.
Amarrado nessa Árvore,
homem algum sabe até aonde vão suas raízes.
Ninguém me deu de comer,
ninguém me deu de beber.
Desci às profundezas; e com um grito pungente,
apossei-me das runas; daquela arvore caí desmaiado." Havamal - Verso 138, 139"

Por aqui termina o resumo sobre as 9 nobre virtudes. Decorem-nas e tentem o máximo possível aplica-lás ao seu dia a dia. Afinal são a base de todo asafolk.

Odin blessadur, futuros asafolks e aos mais velhos em nossa fé!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...