segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que é Wicca?


O artigo abaixo foi escrito por Herne(traduzido por Camila Mendes)

O que é Wicca ________________________________________



Ao contrário do que os perseguidores e mentirosos querem nos fazer acreditar, a Wicca é muito pacífica, harmoniosa e equilibrada. É uma maneira de pensar e viver que promove a união com o divino e tudo que existe.

Wicca é uma profunda gratidão e admiração ao assistir o nascer ou pôr do sol, a floresta, à luz de uma lua brilhante, um prado encantado com a primeira luz do dia. É o orvalho da manhã nas pétalas de uma flor bonita, a suave carícia de uma brisa quente de verão em cima de sua pele, ou o calor do sol de verão em seu rosto. Wicca é a queda de folhas de outono colorido e a suavidade da neve do inverno. É luz e sombra e tudo o que está no meio. É o canto dos pássaros e outras criaturas da selva. É estar na presença da Mãe Terra e ser humilhado em reverência. Quando estamos no templo do Senhor e Senhora, nós não estamos inclinados à arrogância da tecnologia humana a tocar nossas almas. Para ser uma bruxo/a é preciso ser curador, professor, investigador, doador, e protetor de todas as coisas. Se este caminho é o seu, você pode caminhar com honra, luz e integridade.

É um sistema de crenças e de modo de vida baseado na reconstrução das tradições pré-cristãs originárias da Irlanda, Escócia e País de Gales. Embora grande parte das informações de como nossos ancestrais viveram tenha sido perdidas devido aos esforços da igreja medieval para limpar a nossa existência da história, tentamos reconstruir essas crenças com o melhor de nossa habilidade com a informação que está disponível .


Graças às descobertas arqueológicas, agora temos base para crer que as origens do nosso sistema de crença pode ter sido traçado ainda mais para trás aos povos do Paleolítico. Eles adoravam um Deus Trovão e uma Deusa da Fertilidade. Com a descoberta destas pinturas rupestres(estima-se que cerca de 30.000 anos seja a idade), representando um homem com a cabeça de um veado, e uma mulher grávida dentro de um círculo com onze outras pessoas, é razoável supor que a bruxaria é um dos sistemas de crença mais antigos conhecidos no mundo bajulador. Estes arquétipos são claramente reconhecidos por Wiccan como a nossa visão da Deusa e do aspecto Deus supremo da força criativa e antecedem o cristianismo em cerca de 28.000 anos, tornando-se uma mera criança no espectro do tempo como nós o conhecemos.


Bruxaria na história antiga era conhecida como "A Arte dos Sábios" porque a maioria dos que seguiram o caminho estavam em sintonia com as forças da natureza, tendo um conhecimento de ervas e remédios, deram conselho e foram peças importantes da aldeia e para a comunidade Xamânica como curadores e dirigentes. Eles entenderam que a humanidade não é superior à natureza, a terra e suas criaturas. Em vez disso, são simplesmente uma das muitas peças, tanto visíveis e invisíveis que se combinam para formar o todo. Como Chief Seattle, disse: "Não somos donos da terra, somos parte dela."
Esses sábios entenderam que o que tomamos ou utilizamos, deve retornar em espécie, para manter o equilíbrio em equilíbrio. É evidente que o homem moderno, com todo o seu aprendizado e tecnologia aplicadas se esqueceu disso. Posteriormente, nós enfrentamos atualmente um desastre ecológico e a eventual extinção por causa da nossa fome de poder e algumas peças de ouro.

Nos últimos cem anos, a imagem da bruxa foi erroneamente associada ao mal, paganismo, e injustiça. Na minha humilde opinião, esses equívocos têm sua origem em um par de lugares diferentes. Para começar, a igreja medieval do século XV ao XVIII criou esses mitos para converter os seguidores da velha natureza ao modo de pensar da igreja cristã. Ao fazer da bruxa um personagem diabólico e transformando as divindades da velha religião em diabos e demônios, os missionários foram capazes de anexar o medo a essas crenças; o que ajudou no processo de conversão. Em segundo lugar, como a ciência médica começou a vir à tona, os homens que estavam envolvidos nestes estudos iniciais tiveram uma compreensão muito pobre da fisiologia feminina, especialmente na área dos ciclos menstruais das mulheres. As incógnitas nesta área jogaram muito bem com as igrejas primitivas, dando crédito à agenda de reivindicações dos “Caçadores de bruxas” dando-lhe autoridade. As profissões médicas principiantes também se beneficiaram muito com isso, pois tomou o poder da cura da responsabilidade das mulheres; transferindo-os a médicos do sexo masculino e dando-lhes respeito e poder.


Infelizmente, esses temores infundados e superstições foram levados através dos séculos, e permanecem até hoje. É por isso que muitas pessoas que seguem essas crenças da natureza foram orientadas a adotarem o nome de Wicca sobre o seu verdadeiro nome de feitiçaria para escapar à perseguição, assédio e desinformação associada com o nome de Magia e Bruxaria. Para não falar da má publicidade da imprensa e de Hollywood, que nos deu simplesmente para gerar um lucro.

Bruxaria é:

- Bruxaria é um sistema espiritual que promove o pensamento livre e à vontade do indivíduo, estimula o aprendizado e uma compreensão da terra e da natureza, assim, afirmando a divindade em todas as coisas vivas. O mais importante porém, ela ensina a responsabilidade. Aceitamos a responsabilidade por nossas ações e obras tão claramente como um resultado das escolhas que fazemos. Nós não culpamos uma entidade exterior pelos nossos defeitos, fraquezas ou erros. Se bagunçar ou fazer algo que traz prejuízos para o outro, não temos um bode expiatório, mas nós mesmos para culpar e temos de enfrentar as consequências resultantes dessas ações. Nada de “se”, “mas” ou “e” e sem lamentar-se ...
- Reconhecemos os ciclos da natureza, as fases lunares e as estações do ano para celebrar a nossa espiritualidade e ao culto divino. É um sistema de crenças que permite a Bruxa de trabalhar com, e não em súplica a divindades com a intenção de viver em harmonia e equilíbrio com todas as coisas.
- As magias que fazemos envolvem cura, amor, harmonia, sabedoria e criatividade. As poções que mexemos podem ser um remédio de dor de cabeça, um tônico frio, ou um banho de ervas para pulga de nossos animais de estimação. Nós nos esforçamos para ganhar conhecimento e uso dos remédios naturais colocados na terra pelo divino para nosso benefício em vez de usar drogas sintéticas, a menos que seja absolutamente necessário. Wiccan acredita que o espírito do Uno, Deusa e Deus; existe em todas as coisas. Nas árvores, na chuva, nas flores, no mar, em si e todas as criaturas da natureza. Isto significa que temos de tratar "todas as coisas" da Terra com aspectos do divino.
- Nós tentamos honrar e respeitar a vida em todas as suas muitas manifestações, tanto visíveis e invisíveis. Wiccan aprende a reverenciar a dádiva da natureza da criação divina, celebrando os ciclos do sol, da lua e as estações. Vamos procurar dentro de nós mesmos os ciclos que correspondem aos do mundo natural e tentar viver em harmonia com o movimento desta energia universal. Nossos professores são as árvores, rios, lagos, prados, montanhas e animais, bem como outros que têm andado este caminho antes de nós. Essa crença cria uma reverência e respeito ao meio ambiente, e toda a vida sobre a Terra.
- Nós também reverenciamos os espíritos dos elementos Terra, Ar, Fogo e Água que se combinam para a criação de todos os manifestos. A partir destes quatro elementos, obtemos uma visão para os ritmos da natureza e entendemos que eles também ditam os ritmos da nossa própria vida.
- Porque bruxos foram perseguidos durante tantos séculos, nós acreditamos na liberdade religiosa em primeiro lugar! Nós não olhamos nosso caminho como o único caminho para alcançar a espiritualidade, mas sim como um caminho entre muitos para o mesmo fim. Nós não somos uma religião missionária a de converter novos membros a pensar o mesmo que nós fazemos. Estamos dispostos a partilhar a nossa experiência e conhecimento com aqueles que procuram a nossa sabedoria e perspectiva.
- Nós acreditamos que qualquer pessoa que se entende por este caminho vai encontrá-lo através da sua própria pesquisa como a Deusa fala a cada um de nós em seu tempo e modo. Wiccan pratica de tolerância e aceitação para todas as outras religiões, assim como esperamos que as outras religiões não persigam nem violem o princípio do "não prejudiquem ninguém."


O que Bruxaria não é:

- Bruxaria/Wicca não é uma seita. Nós não nos proclamamos porta-vozes do divino ou tentamos obter outros a seguirem-nos como seus líderes.
- Nós não adoramos Satanás ou consorte com os demônios. Satanás é uma criação do Cristianismo e eles podem mantê-lo. Nós não precisamos de uma paranóica criação de danação eterna e mal supremo a assustar-nos para fazer a coisa certa e ajudar os outros. Nós escolhemos fazer a coisa certa e amar os nossos irmãos e irmãs, porque é a coisa certa e é bom fazê-lo. Suponho que é uma coisa de maturidade.
- Nós não sacrificamos animais ou seres humanos porque isso violaria nosso princípio básico de "não prejudicar ninguém." Qualquer um que faz e pretende ser um wiccano ou uma bruxa está mentindo.
- Não temos necessidade de roubar ou controlar a força da vida de outro para conseguir poderes místicos ou sobrenaturais. Chamamos a nossa energia a partir de dentro, a nossa relação pessoal com o divino e da natureza.
- Não utilizamos as forças da natureza ou o universo em hexadecimal ou lançamos feitiços sobre os outros. Mais uma vez, "Não prejudicar ninguém" é o todo da lei.

As bruxas têm uma crença muito rigorosa na Lei Tríplice, que afirma que tudo o que emitimos em nosso mundo deve retornar para nós três vezes o bem ou causa mortis. Com isto em mente, uma "verdadeira bruxa" hesitaria em fazer magia para prejudicar ou manipular a outra, porque nós jogamos um bumerangue que acabará por voltar para nós muito maior e mais forte que quando jogado.


Isso não quer dizer que as bruxas são perfeitos. Somos humanos, assim como todos os outros e cometemos erros e erros de julgamento. Assim como há pais que amam e alimentam seus filhos, há pais que maltratam seus filhos. Como existem muitas pessoas que dedicam suas vidas para dar e ajudar a humanidade, também existem aqueles que dedicam suas vidas para aproveitar e usar as pessoas para seu próprio ganho. Infelizmente, as mesmas falhas na natureza humana também se aplicam às bruxas. A maioria de nós se esforça continuamente para considerar todos os possíveis resultados de nossos pensamentos e ações, fazendo pausa para considerar seriamente as conseqüências antes de empreender um ritual ou magia que pode ser extraviada.


É quando seguimos o caminho com o amor da Deusa em nossos corações e aderimos ao equilíbrio de base que nossas obras são benéficas e conseguimos harmonia e equilíbrio com todas as coisas. O coração da Wicca não é algo que resume em poucas palavras e muitas vezes podem ter um significado diferente a cada vez que o Senhor e Senhora nos tocar de maneiras diferentes. Para melhorar a compreensão do ofício através da sabedoria e palavras estabelecidos através dos tempos, você vai achar que você é capaz de compreender a base das nossas crenças e como elas podem se aplicar a você. Sua voz interior também rapidamente se manifesta para que você saiba se a intenção de que você está lendo é para fins superficial e para benefício próprio em vez de trabalhar em benefício do todo. Lembre-se de ler com o coração, pois é quando você vê a vida e o mundo com o espírito que você realmente ganha um entendimento do que é Wicca.

Blessed Be!


Herne



P.S: Espero que vocês gostem desse artigo, o qual achei bastante esclarecedor, postarei depois mais textos (didáticos desta vez/ xD)

Segue o endereço do site
http://www.wicca.com/celtic/wicca/wicca.htm


Blessed be


Camila Mendes

1 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...