sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sabbat de Beltane - Os Amantes se Enlacam


Texto de Waikon Azos, retirado do site http://waikonazos.br.tripod.com/waikonazos/id15.html

...Beltane ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Tera se aquece no gentil abraço de calor do Sol e o Inverno é oficialmente deixado para trás.
..Beltane ocorre no dia 01 de maio no hemisferio Norte e no dia 31 de Outubro no hemisferio Sul.
..O Sol está se aproximando do seu apogeu, que ocorre em Litha, e o seu calor ajuda as plantas e sementes a serem fertilizadas. Os animais brincam e se acasalam.
..A Deusa e o Deus agora estão em plena vitalidade e amam-se com toda intensidade. O Deus (o Sol) tem crescido e caminhado para sua face adulta e a Deusa esta no ápice de sua beleza e feminilidade. Eles irão consumar o seu amor. A sua paixão é evidente em toda a vida presente na Terra.
..O Sabbat Beltane marca a união da Deusa e do Deus, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano.
..É o simbolismo da união entre os princípios masculino e feminino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem a vida à todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que da forças a tudo e o retorno do Sol com toda a sua intensidade.
..A palavra Beltane vem do nome do Deus celtico "Bel", que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espiritos. "Time" e uma palavra celtica que significa "fogo". Assim, Beltane quer dizer "Fogo de Bel".
..A antiga tradição requeria que o fogo domestico fosse apagado da casa toda nesse momento. Uma grande fogueira era feita com as nove árvores sagradas (freixo, betuila, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro,pinheiro, espinheiro e carvalho) e então acesa pelos Druidas, sem uso de pederneira ou aço, ao nascer da Lua, dando-se início a comemoração do Sabbat.
..Entre os primeiros povos Pagãos era costume pular a fogueira de Beltane para se livrar de doencas e energias negativas, assegurar bons partos e pedir as bençãos dos Deuses da Fecundidade.
..Cada família levava brasas desse fogo para sua casa. Isso simbolizava a renovacao da vida depois do Inverno frio. Levando as brasas do fogo sagrado e reacendendo o fogo
doméstico, as pessoas compartilham do divino, representando um benção de esperanca para um Verão próspero e fértil, com uma colheita abundante.
..Beltane é o tempo de celebrar a vida em todas as formas. É o momento de dar boas-vindas ao Verão, momento de equilíbrio, no qual nos despedimos das chuvas, e as colinas e vegetações atingem tons dourados.
..Entre os povos da Europa, os gados, que tinham ficados presos durante todo o Inverno, eram soltos nos pastos em Beltane, a festa que confirmava a promessa da Primavera e o
aumento da Luz do Sol.
..Ao longo dos seculos da Europa celtica, muitos outros costumes foram assossiados a Beltane. Como nessa época do ano a Terra era muito fértil, a maioria das Tradições
europeias locais se preocupava com a fertilidade das colheitas e animais, Beltane era celebrado com flores e uma grande festa pública. Um dos símbolos mais conhecidos
associado com esse Sabbat é o Mastro de Beltane ou Maypole (Mastro de Maio, pois no hemisferio Norte, Beltane é comemorado no dia primeiro de Maio). Feito do tronco de uma
árvore forte e alta, normalmente o Vidoeiro ou Freixo era enfeitado com flores e tiras. Uma vez decorado era elevado frequentemente na praça da aldeia, ponto focal das atividades
da comunidade. Seu simbolismo era em honra da fertilidade renovada da Terra.

- Douglas Phoenix -


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...