sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sabbat de Beltane - Os Amantes se Enlacam


Texto de Waikon Azos, retirado do site http://waikonazos.br.tripod.com/waikonazos/id15.html

...Beltane ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Tera se aquece no gentil abraço de calor do Sol e o Inverno é oficialmente deixado para trás.
..Beltane ocorre no dia 01 de maio no hemisferio Norte e no dia 31 de Outubro no hemisferio Sul.
..O Sol está se aproximando do seu apogeu, que ocorre em Litha, e o seu calor ajuda as plantas e sementes a serem fertilizadas. Os animais brincam e se acasalam.
..A Deusa e o Deus agora estão em plena vitalidade e amam-se com toda intensidade. O Deus (o Sol) tem crescido e caminhado para sua face adulta e a Deusa esta no ápice de sua beleza e feminilidade. Eles irão consumar o seu amor. A sua paixão é evidente em toda a vida presente na Terra.
..O Sabbat Beltane marca a união da Deusa e do Deus, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano.
..É o simbolismo da união entre os princípios masculino e feminino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem a vida à todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que da forças a tudo e o retorno do Sol com toda a sua intensidade.
..A palavra Beltane vem do nome do Deus celtico "Bel", que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espiritos. "Time" e uma palavra celtica que significa "fogo". Assim, Beltane quer dizer "Fogo de Bel".
..A antiga tradição requeria que o fogo domestico fosse apagado da casa toda nesse momento. Uma grande fogueira era feita com as nove árvores sagradas (freixo, betuila, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro,pinheiro, espinheiro e carvalho) e então acesa pelos Druidas, sem uso de pederneira ou aço, ao nascer da Lua, dando-se início a comemoração do Sabbat.
..Entre os primeiros povos Pagãos era costume pular a fogueira de Beltane para se livrar de doencas e energias negativas, assegurar bons partos e pedir as bençãos dos Deuses da Fecundidade.
..Cada família levava brasas desse fogo para sua casa. Isso simbolizava a renovacao da vida depois do Inverno frio. Levando as brasas do fogo sagrado e reacendendo o fogo
doméstico, as pessoas compartilham do divino, representando um benção de esperanca para um Verão próspero e fértil, com uma colheita abundante.
..Beltane é o tempo de celebrar a vida em todas as formas. É o momento de dar boas-vindas ao Verão, momento de equilíbrio, no qual nos despedimos das chuvas, e as colinas e vegetações atingem tons dourados.
..Entre os povos da Europa, os gados, que tinham ficados presos durante todo o Inverno, eram soltos nos pastos em Beltane, a festa que confirmava a promessa da Primavera e o
aumento da Luz do Sol.
..Ao longo dos seculos da Europa celtica, muitos outros costumes foram assossiados a Beltane. Como nessa época do ano a Terra era muito fértil, a maioria das Tradições
europeias locais se preocupava com a fertilidade das colheitas e animais, Beltane era celebrado com flores e uma grande festa pública. Um dos símbolos mais conhecidos
associado com esse Sabbat é o Mastro de Beltane ou Maypole (Mastro de Maio, pois no hemisferio Norte, Beltane é comemorado no dia primeiro de Maio). Feito do tronco de uma
árvore forte e alta, normalmente o Vidoeiro ou Freixo era enfeitado com flores e tiras. Uma vez decorado era elevado frequentemente na praça da aldeia, ponto focal das atividades
da comunidade. Seu simbolismo era em honra da fertilidade renovada da Terra.

- Douglas Phoenix -


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Magia para os Kelpies

17 de novembro

Os Kelpies são elementais em forma de cavalos que podm mudar de tamanho e que neste dia circulam por nosso mundo. Na véspera, deixe alguns cubos de açúcar na sua janela. Os Kelpies, agradecidos, trarão boa sorte.
Segundo o folclore irlandês, eles podem levar alguém para cavalgar mar adentro, levando a pessoa para seus reinos.
(Pule antes de entrar na água!!!)

Blessed be

Camila Mendes

domingo, 25 de outubro de 2009

Homossexualidade na Bruxaria sob diferentes pontos de vista.

O movimento Homossexual, mesmo sendo normal desde os tempos antigos, foi considerado como algo estranho pela sociedade desde a assenção das religiões monoteístas, mas esse movimento vem quebrando preconceitos e vem ganhando cada vez mais espaço no mundo de hoje. Mas vários pontos de vista continuam a existir sobre esse movimento que se tornou rotineiro, mas continua sendo muito polêmico.

Algumas pessoas dentro e fora da Tradição, consideram esse movimento normal, mas se perguntam: "Se a bruxaria é a união do masculino e do feminino, por que o homossexualismo estaria dentro dessa crença se ele é a união de dois pólos iguais?"

A Bruxaria, como sabem, é uma crença sem restrições, não impedindo que qualquer pessoa participe de seu círculo espiritual, mas essa dúvida persiste em alguns.
"Sou Homossexual e sou bruxo, será que isso tem algum problema dentro da Bruxaria que une energias diferentes?", essa foi a pergunta de um garoto de Santa Catarina que foi postada em uma comunidade no orkut.

Vários preferem não optar a cerca do tema, enquanto que outros dizem que o homossexual é uma pessoa que possui a força das duas polaridades em um único corpo. Esse conceito é errôneo, pois se eles realmente possuem as duas polaridades, para que a união deles com outros da mesma opção sexual se eles já estariam completos.

Os pontos são divergentes, mas será que isso realmente importa. Não é nossa cor, cultura ou opção sexual que define quem somos, mas sim nossa Fé. Se ela é pura e verdadeira nada mais tem importância, sigamos em nossa Noite Escura diária e sejamos felizes do jeito que somos.

- Douglas Phoenix -

Retrato da burrice humana

Enquanto eu apagava e-mails na minha caixa de entrada, reparei em um especial que recebi a alguns meses e que me deixou com extrema raiva.


video

Com uma câmera escondida foi filmado a retirada de pele de animais, ainda vivos, na China, alegando que é para se ter um corte limpo. Logo após, as carcaças são jogadas em pilhas, ainda vivos, eles ficam com o coração batendo e piscando os olhos 10 minutos, após a retirada da pele.

O ser humano, sem sombra de dúvida é a pior raça existente, pois destroi tudo aquilo que lhe ajuda, se aproveita de tudo como se tudo lhe pertencesse, trata tudo como se fosse lixo, se achando superior a todos. Não digo que todos são assim, mas a realidade é essa.

Somos capazes de não somente destruir os outros, mas como também as pessoas de nossa mesma espécie, a nós mesmos.

- Douglas Phoenix -

A identidade pagã continua nas sombras?


Por séculos temos nos submetido a escondermos nossa identidade, nossa crença, nossa maneira de ver o mundo, até que uma grande revolução pagã vem crescendo atualmente. O número de bruxos vem crescendo consideravelmente em todo o mundo, mas será que nossa identidade está mesmo sendo reconhecida?

Quando se refere ao termo
BRUXARIA, as primeiras coisas que pensam são Satanismo, Candomblé ou Wicca. Mesmo com todo o crescimento dos adeptos do pagãnismo nossa cultura, ou continua a ser vista pela disseminação da Igreja Medieval, ou é vista pela religião Wicca. Mesmo a Wicca sendo uma religião derivada da Antiga Crença, mas a confusão das duas é uma realidade, muitos realmente pensam que a Wicca é a Bruxaria e que existe a milhares de anos, e não criada na década de 50 por Gardner.

Muitos dos seguidores dessa cultura tem que omitir sua visão para que sejam aceitos em empregos, não serem rejeitados por várias pessoas e até pela família e amigos. O pentagrama quando não é visto como um símbolo relacionado as "forças malignas" é confundido como um símbolo de roqueiros ou com a Estrela de David (Hexagrama).
Quantas pessoas quando descobrem que somos bruxos ou se afastam de nós ou perguntam se podemos fazer algum "trabalho" para elas, como fazer que o marido não olhe para outra mulher. Somos chamados de Estranhos, mesmo existindo desde o começo dos tempos. Quantas vezes você tem que colocar em formulários: "Religião: outra".

Mesmo que nesse século estejamos renascendo, nossa cultura continua nas sombras. O que fazer para sermos reconhecidos? Isso depende de quanto unidos formos, pois nossa descentralização nos leva a continuarmos ocultos aos olhos da sociedade.
Com toda essa confusão entre judeus, umbandistas, satãnistas, roqueiros, estranhos e outros, teremos que fazer uma pergunta: "Quem somos?"

- Douglas Phoenix -

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Presunção Adquirida


Simples.

Muitos bruxos depois que começam a praticar a magia acham que são super-homens e superiores.
O que, de fato, não é verdade.

Independente de sua arte, jamais estará em uma "categoria" acima.
Isso não existe.
Podemos nos tornar pessoas melhores, mas somos melhores apenas para nós mesmos.

Então, você, bruxo assim como eu; consciência é a palavra.
Todos nós temos um Dom, porém com diferentes formas de manifestação ou até a não-manifestação deste.
Todos temos magia, independente de acreditarmos ou não nela.
Um não à soberba e à banalização da magia como um todo.

Afinal somos todos iguais, isso sim é verdade.

Blessed be

Camila Mendes

sábado, 10 de outubro de 2009

Roda do Ano


Nós, como bons bruxos conhecemos a Roda do Ano, nosso calendário; o eterno Ciclo.
Mas às vezes me perguntam das diferenças dos Hemisférios Norte e Sul, então uma breve explicação será exposta.

É o seguinte:

Nossas estações são contrárias às do Hemisfério Norte, quando lá é inverno aqui é verão, portanto fica meio complicado celebrar o Yule dia 21 de Dezembro aqui no Hemisfério Sul (exemplo).
Porém muitas pessoas celebram as datas do Hemisfério Norte aqui; sendo assim, uma escolha pessoal.

Aqui vai uma tabela com os dias de cada Sabbat de acordo com as duas rodas.

Sabbat ---Data Roda Norte ---Data Roda Sul
Samhain-----31 de outubro ------- 30 de abril
Yule---------21 de dezembro ------21 de junho
Imbolc--------1 de fevereiro--------1 de agosto
Ostara --------21 de março-------- 21 de setembro
Beltane---------30 de abril---------31de outubro
Litha ---- ------21 de junho---------21 de dezembro
Lughnasadh----1 de agosto ---------1 de fevereiro
Mabon --------21 de setembro -----21 de março

*Há algumas diferenças de um livro pra outro em relação às datas, mas isso será melhor explicado posteriormente; assim como os significados de cada um.

Blessed be.

Camila Mendes

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

1º Festival de Arte e Tecnologia do Recife

Hoje começa o 1º Festival de Arte e Tecnologia do Recife. Cinema, música, lietratura, games e internet são algumas das áreas abordados em seminários, workshops e exposições. O evento começa hojes, às 16h, na Torre Malakoff, com participação do DJ Dolores.

Para mais informações sobre o evento visite o site do Jornal do Comércio.

Abraços...

- Douglas Phoenix -

Dia de Vitória - 08 de outubro

O festival grego em homenagem à deusa do Triunfo e da Glória era realizado neste dia. Escreva num papel algo que queira muito conquistar e queime-o em uma vela laranja em honra à deusa. Acredite em seus sonhos, pois sua batalha agora terá mais uma espada a seu favor.

Retirado de ESP-PE.
Blessed be
Camila Mendes

Tolerância: palavra chave do entendimento

A Wicca (e suas vertentes) é uma religião que causa estranhamento às pessoas; pois nós, como bons ocidentais fomos criados dentro de uma concepção cristã, monoteísta e essencialmente machista.
Por isso as pessoas que não se encaixam nesse comportamento são por muitas vezes incompreendidas e por conseguinte, alvo de preconceitos.

De uma vez por todas compreendam (não aceitem!!!) Que as pessoas têm medo do que não conhecem e não entendem; algumas inclusive nunca irão entender.
Porque a pessoa é para o que nasce, cada qual recebe o seu chamado da forma que estava destinada. É por isso que existe o católico, o evangélico, o espírita, os islâmicos, os monges, os hare-krsna...e nós.

O respeito mútuo é algo que deve ser cultivado sempre.

Lembre-se que o que você faz recebe três vezes. É a lei, a nossa lei.
E os outros seguem as suas.

Se cada um se dedicar ao seu caminho; sem egoísmo; ajudando a quem precisa de luz, de entendimento, pouco importa a religião ou doutrina.
Seremos finalmente irmãos em plenitude.

Blessed be

Camila Mendes

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bruxaria Noturna




A noite presente em nossa vida sempre nos trouxe um pouco de medo e sedução. O desconhecido, a parte oculta de nossa alma. Com o passar do tempo essa misteriosa face veio sendo considerada como habitat de seres demoníacos, maléficos, uma parte escondida que se revela revoltante e perigosa, magia negativa. Sombras negras sempre relampearam em pesadelos humanos, o medo e o mal, unidos como num pesadelo febril.

O medo de não poder saber o que está a sua volta e a insegurança de, aparentemente, estar sozinho criaram essa repulsa das trevas. A noite nada mais é que uma parte do dia, um espelho que envolve tudo em seu início enigmático e inebriante.

Uma mistura de ganância e inveja humana acabou por criar essa imagem nefasta da escuridão, onde os homens, renegando sua natureza, fizeram com que todos temessem ter um conhecimento maior a respeito do mundo que os cerca, através de torturas, mentiras, medo e submissão. Essa ocultação da verdade se deu para que as pessoas não conhecessem a magia correndo em seu corpo, para que essas não se rebelassem contra os que estavam no poder.

A bruxaria noturna, nada tem haver com o mal. “Pois os que olham para luz por muito tempo acabam ficando cegos e sendo guiados por cegos, já na noite, você precisa estudar, aprender a olhar o seu próprio interior e acender a sua própria luz diante da sua própria escuridão”. Ela é a forma de desvendar o oculto, conhecer a si mesmo e ao mesmo tempo se perder. Procurar em asas que se estendem em lagos de ordem e caos, ao mesmo tempo em que cai profundamente em si.

Criasse a luz, criasse a escuridão. Vivemos e morremos em nós. Somos o que somos ou o que escolhemos ser. A existência é uma dúvida perambulando entre os dois lados.

Bruxaria noturna, vida, morte, luz, escuridão... Mistério.


- Douglas Phoenix -


ESP-PE OUTUBRO/2009 - O Poder dos Elementos e seus Elementais

O encontro do ESP-PE, devido a razões não explicadas, foi adiantado para o próximo dia 18 de outubro.

Mais informações acessem o blog do ESP-PE

- Douglas Phoenix -

Amazônia - O Coração da Magia no Mundo

Saudações irmãos,

Falemos de um tema importante e necessário: A Amazônia e sua degradação.

Sei que vocês já ouviram e leram sobre esse tema várias vezes assim como eu; porém nós bruxos temos uma ligação direta com isso e temos que defender a maior riqueza que nos foi dada.

Economize água, evite o desperdício, separe o seu lixo...e proteste! Porque ficarmos parados de nada ajuda.

Seguem aqui um link para a defesa ativa da terra:

http://www.meiamazonianao.org.br/

É um protesto contra um projeto de lei que autoriza a derrubada de até 50% da vegetação nativa em propriedades privadas na Amazônia.

Blessed be

Camila Mendes

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Comunidade do Blog

Essa é mais uma opção para tirar dúvidas sobre a religião, fazer sugestões e críticas sobre o blog.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94950349&refresh=1

Abraços...

Gaia: o que é mesmo?

Desde os tempos remotos, as crenças pagãs vem sobrevivendo nas raízes da humanidade, por mais que tenham tido grandes problemas, mas elas continuam sobrevivendo. Apesar de persistirem até hoje, pouco se sabe das crenças originais, pois seus costumes e ensinamentos eram passados de forma verbal, ao contrário das crenças monoteístas. Uma das poucas coisas que sabemos é que todas essas crenças derivaram de uma razão em comum: a natureza. Ela é a base da vida, nossa sobrevivência e também nosso perecimento. As raízes desse amor tão grande no coração dos pagãos tem sido esquecidas.

Para muitos seguidores, a bruxaria significa, praticamente, magia e liberdade. Todos os conceitos, ensinamentos e nós mesmos viemos dessa grande mãe que nos ampara, mesmo quando a apunhalamos pelas costas. Nossa alma tem sido esquecida.


O planeta vem sofrendo grandes impactos ambientais, mais de 3 milhões de pessoas estão soterradas em escombros resultado de um terremoto na Malásia. No Brasil que, praticamente, não se preocupava com tais assuntos, vem sofrendo grandes impactos de tornados como o Catarina que arrasou com o Sul do país em 2005, e os fortes tremores acontecidos em São Paulo e Rio de Janeiro. O desmatamento da Amazônia que se torna cada vez maior, as secas no Nordeste e Sul do país e cada vez mais problemas.

A comunidade pagã deve se mobilizar e agir em resposta de nós mesmos, pois um bruxo não respeita a natureza por ela garantir nossa existência, ele a respeita e se importa porque ele faz parte dela, ele é um reflexo dela. Por mais que não consigamos mudar o mundo, mas pequenas coisas que fazemos podem se mostrar muito importantes.
Separe o lixo que você cria e leve em cooperativas, quando estiver em algum lugar que não tenha lixeiro por perto guarde o lixo consigo e não jogue pela janela do ônibus ou deixe na praça, evite beber em copos descartáveis, não adquira coisas que você não usa. Essas são algumas coisas que podemos contribuir para a preservação de GAIA.

Nos preocupamos tanto com problemas fúteis que esquecemos a nós mesmos. Está na hora de olharmos para si. E você, o que está fazendo consigo mesmo?

- Douglas Phoenix -

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Portal de Comunicação

O Jornal O Bruxo - Pernambuco, está oferecendo um portal de comunicação aos visitantes e seguidores do blog para mandarem sujestões de temas a serem abordados no blog, opiniões de postagens, ou querer se informar mais sobre algo postado no blog.

É só mandar um e-mail para: jornalobruxo.pernambuco@gmail.com

Em breve também será feito a comunidade no orkut.

Obrigado...

- Douglas Phoenix -

ESP-PE OUTUBRO/2009 - O Poder dos Elementos e seus Elementais

O Encontro Social Pagão de Pernambuco (ESP-PE) é um encontro feito todos os meses, com bruxos ou não de convens (interessados são bem vindos), para o debate de temas relacionados a magia e ao paganismo em geral. O encontro é feito na Praça da República - Recife, em frente ao Teatro Santa Isabel.

O encontro desse mês já está marcado, será dia 25 de outubro à partir das 14:00 hs. A Palestrante desse mês será Golden Morgaine, autora do blog do ESP-PE, que estará falando sobre o tema "O Poder dos Elementos e seus Elementais".

Para maiores informações visite o blog do ESP-PE.


- Douglas Phoenix -

sábado, 3 de outubro de 2009

Preconceito dentro da Wicca



A Wicca foi criada nos anos de 1950 por Gardner, é uma religião baseada nas Antigas Crenças pagãs. Ela preza a liberdade, mas com alguns conceitos, seu principal dogma é: "Não farás mal a nada ou tudo retornará para ti multiplicado por 3".
É uma religião que prega o respeito entre as diversas maneiras de pensar, até por que a mesma, por ser derivada de crenças pagãs, também sofre preconceito por muitos.

Mas o que vem se mostrando entre alguns de seus membros é o contrário. Muitos que se dizem wiccanos, vem cometendo atos de preconceito contra outra crença: "o Cristianismo". Suas derivadas religiões vieram cometendo, durante séculos, a destruição da imagem do paganismo em todo o mundo, esse seria o principal motivo para essa revolta de alguns wiccanos. Esse preconceito vem se mostrando cada vez maior entre as novas gerações. Vários seguidores ou membros de blogs ou comunidades no orkut tem exibido de forma aberta seu preconceito contra essa crença.

Um tópico numa comunidade, que por motivos de ética não será declarada o nome, abordou o seguinte tema: "Cristianismo X Wicca", em que relatava a mistura de tal crença com a religião pagã, seguida por um membro da comunidade. A resposta a esse tópico foi alvo de sérias discussões por quase um mês. Vários membros responderam que ele nunca poderia ser um bruxo por acreditar no Deus cristão e em Jesus Cristo, outros relatavam que essa mistura só poderia ocorrer entre religiões pagãs, como Hinduísmo e Bruxaria, entre outros absurdos. As discussões prosseguiram entre as duas partes até que terminou com a expulsão do tópico e do membro que a criou.

Esse preconceito crescente entre alguns wiccanos não esiste coerência, uma vez que a verdadeira provocadora da ira deveria ser as igrejas que profanaram o conceito pagão. As bases de respeito criadas por Gadner vem sido esquecidas, mesmo que suas idéias não sejam de acordo com o de outra pessoa, mas existe o respeito e a liberdade que cada um tem de escolher seu caminho.

Conceitos como esse não podem ser esquecidos, pois estariamos nos comparando a vários hipócritas que pregam o amor entre todos e apedrejam o primeiro que não compartilha de suas idéias.

Sejamos luz e sombras, e não só mais um boneco controlado.

- Douglas Phoenix -

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code