terça-feira, 20 de setembro de 2011

IV Caminhada pela Liberdade Religiosa toma Copacabana

Em um texto escrito exclusivamente para O Jornal O Bruxo Pernambuco, Ricardo Marques (RJ) conta tudo o que aconteceu na IV Caminhada pela Liberdade Religiosa, promovida pela Comissão de Combate a Intolerância Religiosa (CCIR)

Trios enlouquecidos e seguranças nervosos dão o ritmo da IV Caminhada. Neste domingo, dia 18 de setembro, aconteceu na orla de Copacabana, a IV Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Em um ambiente harmônico entre os participantes, a caminhada correu como devida, começou na hora certa, e terminou na hora certa. Muita confraternização entre as religiões e entre os religiosos, o Brasil provou mais uma vez que é possível conviver respeitando as diferenças. Muçulmanos abraçando judeus, católicos tirando fotos com bruxos, candomblecistas conversando com umbandistas e protestantes, budistas, devotos de krishna, santo daime, espíritas, bahaí’s, ciganos, ateus e muito mais.

Esta IV Caminhada estava fadada ao pleno sucesso, se não fosse os motoristas nervosos dos trios elétricos que parecia quererem estragar a festa com um atropelamento imprudente, sem falar nos seguranças grosseiros. Percebemos que os artistas da Caminhada, que são os religiosos, ficaram em segundo plano, e por conta disso tudo, muitas pessoas foram para a casa antes mesmo da metade da Caminhada. A comunidade wiccana reclamava de não conseguirem ouvir uma música pagã até o final, já que as mesmas sempre eram interrompidas na metade, ao passo que todas as outras músicas tocavam do começo ao fim.

Segundo o Sacerdote Millennium, faltou motivação no grupo pagão e Cheguei agora da IV caminhada em defesa da Liberdade Religiosa e uma melhor organização. “Particularmente gostei de ver a ALA wicca crescendo, revi velhos conhecidos, foi muito legal. Do ponto de vista de evento, apesar de alcançar o objetivo, achei desorganizado, caminhões de som querendo passar, desagregando os verdadeiros "artistas" do evento, ou seja, cada um de nós que lá estávamos de forma idealista.”

Embora todo este tormento, o sacerdote Millennium elogiou o sacerdote Og Sperle e a União Wicca do Brasil pelo espetacular poder de mobilização. De acordo com uma wiccan presente na caminhada, a falta de música da religião e o excesso de fala durante a caminhada, foram motivos de cansaço e dispersão de muitos. Ela mesma só ficou por saber que o Sacerdote Og Sperle teria uma fala no final da Caminhada.

Para os que ficaram até o final, o ponto alto do evento para os wiccanos, foi a fala do sacerdote Og Sperle, que foi ovacionado ao relembrar que nós bruxos e pagãos, sabemos muito bem o que é sofrer intolerância, e que por mais que os tempos e algumas atitudes não sejam as mesmas, não podemos permitir que estes tais práticas voltem. Og Sperle terminou o a sua fala agradecendo todos os sacerdotes e sacerdotisas que saíram de suas casas e trouxeram seus Covens para Copacabana. É hora de nos juntarmos e sairmos das sombras.

Este foi um escopo do que aconteceu nesta IV Caminhada, e que embora a organização do evento não tenha ajudado, a grupo de wiccanos, bruxos e pagãos aumentou e prometer ser maior ainda ano que vem.

1 comentários:

ALANA MORGANA disse...

Foi um dos maiores manifestações já vista! Os Bruxos, pagãos e outras vertentes religiosas estavam muito unidos neste grande feito!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...