quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A similaridade e a diferença da Filosofia e o Ocultismo.

Texto de Wilson Correa Neto

Ao longo da história sempre ouvimos falar de pessoas que eram dotadas de sabedoria e prudência, e de fato ainda existem tais pessoas com esses conhecimentos e dons mediúnicos.
Entretanto todos eles tinham enfim, uma semelhança, um objetivo similar, ou seja, sempre existiram pessoas dotadas de um conhecimento inato. Sobretudo atribuem-se o nome de filósofos, místicos e outros nomes mais específicos.
No entanto dentro desse esoterismo têm-se os cartomantes, astrólogos, ocultistas, tarólogos, magos, bruxos e outros esotéricos. Ora mais qual é a similaridade entre tais pessoas que buscam contribuir de fato com a humanidade.
O que é Ocultismo?
Ocultismo (ou ciência oculta) é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza e do Homem, procurando descobrir seu aspecto espiritual e superior. Ele trata do que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é secreto ou escondido. O ocultismo está relacionado aos fenômenos supostamente sobrenaturais. Ocultismo é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas supostamente proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradizê-lo.O Homem aqui retratado seria um supostamente completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a cabala).Segundo algumas tradições ocultistas as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobre-natural. Portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-ía a religião original.Muitas vezes um ocultista é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos Magos já conheciam a maior parte das descobertas da ciência, tornando estas descobertas meros achados.

Entretanto o ocultismo tem preocupações em descobrir um “eu superior”, trata de ver o que está além das esferas de conhecimentos científicos. Sobretudo muitas descobertas que a ciência irá progredir, de fato ocultistas já conheciam grande parte dessas descobertas.

O que é filosofia ?
A palavra "filosofia" ganha, em dimensões específicas de tempo e espaço[1], formas novas e diferenciadas tornando difícil sua definição. São muitas as discussões sobre sua definição e seu objeto específico.[2] Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica. Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia. Aqui se vê que a melhor maneira de se abordar inicialmente a filosofia talvez não seja definindo-a, pois tal definição já exige alguma filosofia.Esse problema devia ser visto em toda sua seriedade. Não há como se definir sem que se tenha alguma compreensão dada de definição, do mesmo modo que não há como responder adequadamente a uma pergunta, se não partimos de uma compreensão dada de pergunta e resposta. (Sobre a filosofia do perguntar ver Martin Heidegger, Ser e tempo, §2.)Historicamente, a filosofia é conhecida por ser difícil de definir com precisão, não conseguindo a maioria (se não todas) das definições cobrir tudo aquilo a que se chama filosofia.Há outros modos de se chegar a uma concepção da filosofia, mesmo sem uma definição.À falta de uma definição "definitiva", as introduções à filosofia geralmente apostam em apresentar uma lista de discussões e problemas filosóficos, e uma lista de questões que não são filosóficas.Algumas questões filosóficas incluem, por exemplo, "O que é o conhecimento?", "Será que o homem pode ter livre arbítrio?", "Para que serve a ciência?" ou, até mesmo, "O que é a filosofia?" (vide metafilosofia). A forma de responder a estas questões não é, por seu lado, uma forma científica, política ou religiosa, nem muito menos se trata de uma investigação sobre o que a maioria das pessoas pensa, ou do senso comum. Envolve, antes, o exame dos conceitos relevantes, e das suas relações com outros conceitos ou teorias. O método da listagem de discussões e problemas filosóficos tem sua limitação: o limite, é o próprio ser. Por si só, ele (o método) não permite que se veja o que unifica os debates e as discussões. É por isso, talvez, que os filósofos não costumam apelar a esse método. Ao invés disso apresentam imagens da filosofia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia]
Realmente o significado de filosofia é de difícil definição, ora qual a definição da palavra no grego. Philos quer dizer amor, sofhia é a própria sabedoria.

Uma explicação prática seria nada mais que amor a sabedoria. Entretanto quais são suas preocupações? Quais são seus desígnios? Qual é sua finalidade? Qual a sua utilidade? E etc.
Ora, entramos de fato em diversas questões que nunca de fato terá uma explicação exata e concreta a determinada disciplina. Sobretudo ela não se encerra e se limita a nada. Ela ajuda a encontrarmos nossos problemas existencias? Sim. Mas ela os resolve? Pode ser que sim, dependendo se isso é um problema filosófico, mas de fato ela não se limita aos nossos problemas e ideologias que criamos.
Uma frase que nos mostra realmente a amplitude da filosofia é a de Horácio.
"Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia"
A filosofia é similar ao ocultismo no aspecto de ambas buscarem o que está além das esferas científicas. Ambas buscam o que está obscuro por trás das sombras. Portanto existe uma separação muito grande entre elas. Entretanto no mundo contemporâneo a filosofia se encontra ao cetismo profundo, entretanto é uma raridade filósofos nos tempos atuais. Pela evolução do mundo e sua expansão da tecnologia e comunicação de grande massa acarretou diversos problemas sociais. Sobretudo a filosofia e o ocultismo ambos estão ao esquecimento, apenas uma pequena massa fazem uso dessas vertentes, e tem interesse usual apenas se for para resolver tais problemas imediatos.
Lógicamente, existe um diferencial muito grande entre essa dicotomia. A filosofia é a disciplina que coloca todas os comportamentos e ações em dúvida, e ela mesmo se encerra em seu fim, ou seja, não se limita a nada. Ela mesmo não tem explicação do que seja, apenas tem o significado do grego a palavra como foi citado acima.


Ocultismo e Filosofia
Diferenças

Sábios e ocultistas e outros esotéricos buscam além de tudo a harmonia e a busca pela sabedoria.
Filósofos buscam a sabedoria pura e a paz perpétua entre as nações.
Busca além das esferas científicas
Busca além da ciência
Busca o eu Superior
Busca o belo e o bom
Trabalha com simbologias
Trabalha com o ceticismo e dogmatismo
O homem é composto de alma, razão e emoção.
A razão e o coração andam juntas.

Semelhança
Ocultismo Filosofia

Retrata o sobrenatural
Coloca em dúvida o sobrenatural
Se preocupa com as questões que estão além das esferas, o oculto.
Busca ir além da realidade, o esclarecimento.
Busca a origem de todas as religiões e se fundamenta que isso é possível
Busca ir além das esferas religiosas porém coloca em dúvida tais dogmas.
Aqui se predomina os místicos, esotéricos, ocultistas. Gênios, sábios e alquimistas, e existem filósofos que de fato se tornam misticos.
Filosofos colocam a dúvida e o ceticismo dentro dessa ciências ocultas.
Ocultistas que são reverenciados como mago, já se diz conhecer a maioria das grandes descobertas
Vai além do cientificismo, mas não se dizem sabedores das maioria das grandes descobertas.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...