Texto de Wilson Correa Neto
Ao longo da história sempre ouvimos falar de pessoas que eram dotadas de sabedoria e prudência, e de fato ainda existem tais pessoas com esses conhecimentos e dons mediúnicos.
Entretanto todos eles tinham enfim, uma semelhança, um objetivo similar, ou seja, sempre existiram pessoas dotadas de um conhecimento inato. Sobretudo atribuem-se o nome de filósofos, místicos e outros nomes mais específicos.
No entanto dentro desse esoterismo têm-se os cartomantes, astrólogos, ocultistas, tarólogos, magos, bruxos e outros esotéricos. Ora mais qual é a similaridade entre tais pessoas que buscam contribuir de fato com a humanidade.
O que é Ocultismo?

Entretanto o ocultismo tem preocupações em descobrir um “eu superior”, trata de ver o que está além das esferas de conhecimentos científicos. Sobretudo muitas descobertas que a ciência irá progredir, de fato ocultistas já conheciam grande parte dessas descobertas.
O que é filosofia ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia]
Realmente o significado de filosofia é de difícil definição, ora qual a definição da palavra no grego. Philos quer dizer amor, sofhia é a própria sabedoria.
Uma explicação prática seria nada mais que amor a sabedoria. Entretanto quais são suas preocupações? Quais são seus desígnios? Qual é sua finalidade? Qual a sua utilidade? E etc.
Ora, entramos de fato em diversas questões que nunca de fato terá uma explicação exata e concreta a determinada disciplina. Sobretudo ela não se encerra e se limita a nada. Ela ajuda a encontrarmos nossos problemas existencias? Sim. Mas ela os resolve? Pode ser que sim, dependendo se isso é um problema filosófico, mas de fato ela não se limita aos nossos problemas e ideologias que criamos.
Uma frase que nos mostra realmente a amplitude da filosofia é a de Horácio.
"Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia"
A filosofia é similar ao ocultismo no aspecto de ambas buscarem o que está além das esferas científicas. Ambas buscam o que está obscuro por trás das sombras. Portanto existe uma separação muito grande entre elas. Entretanto no mundo contemporâneo a filosofia se encontra ao cetismo profundo, entretanto é uma raridade filósofos nos tempos atuais. Pela evolução do mundo e sua expansão da tecnologia e comunicação de grande massa acarretou diversos problemas sociais. Sobretudo a filosofia e o ocultismo ambos estão ao esquecimento, apenas uma pequena massa fazem uso dessas vertentes, e tem interesse usual apenas se for para resolver tais problemas imediatos.
Lógicamente, existe um diferencial muito grande entre essa dicotomia. A filosofia é a disciplina que coloca todas os comportamentos e ações em dúvida, e ela mesmo se encerra em seu fim, ou seja, não se limita a nada. Ela mesmo não tem explicação do que seja, apenas tem o significado do grego a palavra como foi citado acima.
Ocultismo e Filosofia
Diferenças
Diferenças
Sábios e ocultistas e outros esotéricos buscam além de tudo a harmonia e a busca pela sabedoria.
Filósofos buscam a sabedoria pura e a paz perpétua entre as nações.
Busca além das esferas científicas
Busca além da ciência
Busca o eu Superior
Busca o belo e o bom
Trabalha com simbologias
Trabalha com o ceticismo e dogmatismo
O homem é composto de alma, razão e emoção.
A razão e o coração andam juntas.
Semelhança
Ocultismo Filosofia
Ocultismo Filosofia
Retrata o sobrenatural
Coloca em dúvida o sobrenatural
Se preocupa com as questões que estão além das esferas, o oculto.
Busca ir além da realidade, o esclarecimento.
Busca a origem de todas as religiões e se fundamenta que isso é possível
Busca ir além das esferas religiosas porém coloca em dúvida tais dogmas.
Aqui se predomina os místicos, esotéricos, ocultistas. Gênios, sábios e alquimistas, e existem filósofos que de fato se tornam misticos.
Filosofos colocam a dúvida e o ceticismo dentro dessa ciências ocultas.
Ocultistas que são reverenciados como mago, já se diz conhecer a maioria das grandes descobertas
Vai além do cientificismo, mas não se dizem sabedores das maioria das grandes descobertas.
0 comentários:
Postar um comentário