domingo, 26 de setembro de 2010

Dia do Orgulho Pagão


Todos os dias são sagrados, cada um a sua maneira, mas no dia 22 de setembro é um dia de luta para a comunidade pagã. Este dia foi estipulado legalmente como o dia do Orgulho Pagão, é um dia feito para protestar contra as formas de preconceito que se tem sobre a cultura pagã em geral, Bruxaria, Druidismo, Asatrú, Wicca, Bruxaria Tradicional e diversas outras. O Evento é de âmbito internacional, onde se reunem vários grupos de pagãos e simpatizantes da cultura e se mobilizam fazendo celebrações, campanhas, caminhadas, todos com o uso de uma fita de cor roxa na roupa, ou como muitos preferem, se vestir com uma roupa de cor roxa, já que essa é a cor associada a Magia e ao misticismo.

O Dia do Orgulho Pagão começou através de uma iniciativa de Cecylyna Dewr e Dagonet Dewr na Liga Pagã de Esclarecimento, uma organização fundada para o esclarecimento público a respeito das práticas pagãs. Desde então esse projeto vem crescendo e unido pagãos de todo o mundo para o fortalecimento de nosso modo de vida. A maior representação ainda encontra-se nos Estados Unidos, mas pagãos do mundo inteiro estão lutando para o crescimento do projeto. (Bruxaria.net, 2009)

Apesar da importância da data ela não é bem aceita entre diversos pagãos, sendo vista sem nenhuma importância. Outros grupos preferem realizar as comemorações em dias diferentes da data estipulada. A maior comemoração realizada desse dia no Brasil é a realizada em Porto Alegre, com a comemoração deste ano marcada para o dia 10 de outubro.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...