segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mulher Impura: a menstruação e as questões religiosas na hora do sexo.

Um tabu que atravessa séculos e séculos e que rotulou a mulher como "impura" no instante da menstruação. Esse olhar social, que afirma que a mulher não está apta ao coito, castigou por anos severamente a relação sexual entre homens e mulheres, contaminando vários povos e várias culturas.

A Torá proíbe todo contato durante o período menstrual e obriga as mulheres a se purificarem depois com banhos rituais. O historiador Plínio dizia que a simples presença de uma mulher menstruada, fazia com que o vinho se tornasse vinagre, as frutas caíssem e as plantas murcharem. O povo muçulmano reclui suas mulheres numa cabana e as obrigam a se lavarem com urina de vaca. Em outras culturas, acredita-se que copular com uma mulher menstruada é arriscar-se a ficar impotente ou contrair diferentes doenças.

Em diferentes momentos históricos, todo esse tabu atravessou o tempo, transformou-se e atenuou-se, avançou e retrocedeu, mas o que podemos afirmar através de estudos biológicos é que as mudanças hormonais influenciam no erotismo pessoal, diminuindo ou aumentando, de acordo com realidade de cada mulher. Algumas mulheres se sentem muito excitadas durante os primeiros dias de menstruação, pois nesse período aumenta-se o nível de hormônios e também a lubrificação vaginal. Além disso, segundo a Dra. Rosa Maria Neme, CRM - SP 87844, diretora do Centro de Endometriose* de São Paulo,é comprovado que o sexo durante a menstruação alivia as dores menstruais.

Os estudos sobre comportamento sexual indicam que há mulheres que aumentam seu desejo sexual durante a menstruação, enquanto outras diminuem, ou até mesmo se sentem doentes. A experiência da primeira menstruação pode determinar quão harmoniosa será a relação sexual no período menstrual, por exemplo, a mulher que teve uma experiência dolorosa, provavelmente vai acatar todos os mitos e fantasias terríveis sobre o ato sexual enquanto menstruada, transformando assim o fator menstrual em algo proibitivo.

Apesar dos tabus e do gosto pessoal, a verdade é que não há nenhuma contra-indicação para manter relações sexuais durante o período menstrual. Para Foucault, não é a proibição de falar sobre sexo que reprime a sexualidade, mas, pelo contrário, é a proliferação de discursos sobre o sexo. Fazendo um comparativo com a realidade do ato sexual na menstruação, prova-se que, quanto mais se fala com aversão sobre o tema, mais os prazeres são reprimidos nesse período.

O nosso corpo é a liberação. É o caminho de auto-realização e de integração pessoal, pelo qual, através do sexo, se pode cortar pela raiz tudo que escraviza a mente. Mesmo com a revolução sexual e as mudanças na conduta sexual dos povos atualmente, ainda estamos condicionados inconscientemente por um sistema de crenças que se move entre culpa e pecado, e nos leva a permanecer envergonhados nos assuntos acerca do sexo. Sistema esse que nos bloqueia para a magia sexual, para a potência espiritual do amor sexual.


*Endometriose: é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de células endometriais em locais fora do útero.


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...