quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mais de 100 mil animais são sacrificados em ritual hindu no Nepal

Foto:Reprodução/<em>DailyMail</em>
A cada cinco anos, no Nepal, é realizado o festival hindu Gadhimai Mela, como forma de homenagem a Gadhimai, a deusa do poder, no distrito de Bara, perto da fronteira com a Índia. Durante dois dias, os fiéis realizam um ritual de sacrifícios de milhares de animais. 

Somente na última sexta feira de Novembro (28), quase 6.000 búfalos foram decapitados e 100 mil cabras mortas, segundo o tabloide americano Daily Mail. Um funcionário do governo local informou que aproximadamente 2,5 milhões de devotos foram ao festival. 

Eles acreditam que o sacrifício dos animais agrada Gadhimai e, assim, a deusa retribuirá com sorte e prosperidade. 

Sozinho, o sacerdote-líder do templo de Gadhimai sacrificou diversos búfalos, além de uma cabra, uma galinha, uma pomba, um porco e um rato. Para ele, "foi um grande dia". Ainda completou dizendo que "o sacrifício de búfalo terminou, mas vamos continuar os rituais com cabras e outros animais por mais um dia". 

Ativistas locais dos direitos dos animais são totalmente contra tal prática, mas os fiéis argumentam que o festival é tradicional e realizado há muitas gerações. Já os representantes do governo local dizem que não podem proibir o abate, pois estariam ferindo os sentimentos dos fiéis. 

Durante o último festival, em 2009, aproximadamente 250 mil animais foram mortos. Este ano, o número pode chegar a 300 mil. Após o sacrifício, as cabeças dos animais são enterradas, enquanto o couro e a pele são vendidos.

Fonte: DM.com.br

2 comentários:

roberto quintas disse...

wut? vamos dar uma de cristãos? informação, please? nem todo hindu faz sacrifício. tem muitas religiões que fazem sacrifício. tem muitas formas de paganismo moderno que fazem sacrifício. diversas religiões antigas, aborígenes, nativas, fazem uso de sacrifício. então menos com essa onda greenpeace, please?

Douglas Marques disse...

A notícia só está informando o ocorrido, Roberto. Não manifestamos nenhuma posição seja a favor ou contra o sacrifício de animais em ritos no texto, até por que tal prática se refere a traços culturais, então a análise teria que ser bem mais profunda. O texto não é generalista e nem pré-julgatório, ele apenas relata o rito e, consequentemente, os entraves que tal prática sofre devido a visões contemporâneas.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...